out 182013
 
Centenário. Vinicius de Moraes é tema de série de homenagens Arquivo O Globo / Manoel Soares/30-06-1973

Centenário de Vinicius de Moraes. Imagem : Intenet | Divulgação

Leitura na Gávea e show no Ibeu estão entre os eventos que marcam o centenário do poetinha

Em meio ao forte temporal que, na madrugada de 19 de outubro de 1913, tomou o Rio de Janeiro, nascia Vinicius de Moraes, no antigo número 114 da Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico. O diplomata se tornou uma das figuras mais ilustres da vida cultural e social do país, devido à sua destacada produção como poeta — o que lhe renderia o carinhoso apelido de Poetinha —, dramaturgo e compositor musical.

Nos períodos em que não morou na Europa e, exceto, também, os sete anos em que sua família viveu na Ilha do Governador (de 1922 a 1929), Vinicius de Moraes passou boa parte de sua vida em bairros da Zona Sul, como Botafogo, Copacabana, Ipanema e Leblon, além do Jardim Botânico.

Centenário. Vinicius de Moraes é tema de série de homenagens Arquivo O Globo / Manoel Soares/30-06-1973

Centenário. Vinicius de Moraes é tema de série de homenagens Arquivo O Globo / Manoel Soares/30-06-1973

Em 1956, convidou Antônio Carlos Jobim para fazer a música do seu espetáculo “Orfeu da Conceição”, e iniciou com o pianista e compositor a parceria que, logo depois, com a inclusão do cantor e violonista João Gilberto, daria início à bossa nova, movimento revolucionário da música brasileira.

Para celebrar os cem anos do nascimento do poetinha, diversas atrações estão previstas da cidade. Confira a seguir algumas delas.

Sesc Casa da Gávea

O Ciclo de Leituras Dramatizadas do Sesc Casa da Gávea (2239-3511) promove o evento “Cem Vinicius, chega de saudade!”, durante as segundas-feiras, às 21h, com entrada franca. No dia 21, a Companhia Íntima de Teatro recita crônicas do artista. Já no dia 28, Paulo Betti, Vera Fajardo e convidados realizam a leitura da peça “Procura-se uma rosa”.

Vinicius Show Bar

O mês no Vinicius Show Bar (2523-4757), em Ipanema, conta com programação especial. Além da residente Maria Creuza e seu trio, a casa recebe shows de atrações como Bossa Trio, Marcos Ariel Trio, Ricco Duarte e Marcos Napoleão e trio. Couvert a R$ 30.

CCBB

Dentro do projeto “O poeta do encontro”, o Centro Cultural Banco do Brasil (3808-2020), no Centro, realiza, de hoje até o dia 27, às 21h, quatro encontros musicais que celebram a obra de Vinicius e seus parceiros. Entre os artistas, Zé Paulo Becker, Marcos Sacramento, Andrea Dutra, Itamar Assiere e Mariana de Moraes. Ingresso a R$ 10.

Centro Cultural Ibeu

O Centro Cultural Ibeu (3816-9458), em Copacabana, apresenta esta noite, às 19h, o show “Tempo de amor: Vinicius de Moraes e os afro-sambas”, de José Staneck e Zé Neto. A apresentação é gratuita, com distribuição de senhas na portaria uma hora antes do show.

Guido de Fontgalland

No dia 25, o Colégio Guido de Fontgalland (2545-9300), em Copacabana, promove o “Sarau Vinicius de Moraes”. O evento, aberto ao público, é feito pelos alunos, que desenvolveram uma extensa pesquisa sobre vida e obra do poetinha.

Fonte: O GLOBO, ARQUIVO N, G1 e SARAU.

 Escreva um comentário

(obrigatório)

(obrigatório)


*

Você pode usar estas tags e estes atributos do HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site